Varejo
O que é o Varejo
Varejo é considerado o tipo de venda que é feito diretamente para o consumidor final, sem intermediários, e onde as mercadorias são comercializadas em pequenas quantidades.
Um mercado de
varejo vende as suas mercadorias em retalho, em quantias que são
proporcionais a demanda dos consumidores finais. As vendas de varejo podem ser
feitas em lojas, supermercados, quiosques, feiras ou até mesmo em residências.
Características do varejo
Do ponto de vista do marketing, existem algumas características que são primordiais para o sucesso das vendas de varejo: o atendimento, a exposição das mercadorias e a localização do ponto comercial (da loja física).
No entanto, com o advento e crescimento das compras online, um novo tipo de varejo emergiu, onde não há obrigatoriamente uma loja física, mas sim um website que apresenta todos os produtos para o consumidor escolher o que mais lhe agradar. As livrarias online são um exemplo deste tipo de mercado varejista presente na internet.
Vantagens
• Finanças – na complexidade dos impostos e na administração de um fluxo de caixa. No custo do capital ou na ameaça e oportunidade da concessão de crédito.
• Logística – na análise dos custos e estruturas necessárias. Na administração dos centros de distribuição e dos estoques. Na prevenção das perdas e de novas ferramentas de monitoramento e controle (ECR, ERP, CPFR).
• Pessoas – na análise da motivação dos colaboradores e no desenvolvimento de lideranças. Diminuição da rotatividade e políticas de remuneração que estimulem o desempenho. Investimentos em treinamentos e de um novo perfil profissional.
• Marketing – análise de todo o processo de comunicação para o consumidor. Merchandising no ponto de venda. Atenção ao marketing de relacionamento e comportamento do consumidor e, sobretudo, investimentos em pesquisa de mercado. Outras vantagens podem nascer da obtenção de marcas próprias, do mix de produtos, utilização de mídias adequadas e segmentação e posicionamento.
• Finanças – na complexidade dos impostos e na administração de um fluxo de caixa. No custo do capital ou na ameaça e oportunidade da concessão de crédito.
• Logística – na análise dos custos e estruturas necessárias. Na administração dos centros de distribuição e dos estoques. Na prevenção das perdas e de novas ferramentas de monitoramento e controle (ECR, ERP, CPFR).
• Pessoas – na análise da motivação dos colaboradores e no desenvolvimento de lideranças. Diminuição da rotatividade e políticas de remuneração que estimulem o desempenho. Investimentos em treinamentos e de um novo perfil profissional.
• Marketing – análise de todo o processo de comunicação para o consumidor. Merchandising no ponto de venda. Atenção ao marketing de relacionamento e comportamento do consumidor e, sobretudo, investimentos em pesquisa de mercado. Outras vantagens podem nascer da obtenção de marcas próprias, do mix de produtos, utilização de mídias adequadas e segmentação e posicionamento.
Comentários
Postar um comentário